Camaradas, vamos falar hoje de uma coisa que todos nós amamos, CARROS!
Vamos falar de uma máquina que já circula entre nós a algum tempo, e faz parte do nossos sonhos no dia-a-dia. O Chevrolet CAMARO.
UM POUCO DA HISTÓRIA:Em meados de 1965, havia rumores que a Chevrolet estava trabalhando num competidor para o Ford Mustang, com nome Panther. Em 21 de junho de 1966, vários jornalistas receberam uma correspondência, informando que deveriam marcar o dia 28 de junho daquele ano para uma importante revelação.
Naquele dia, então, 14 cidades estavam integradas via teleconferência para receber a notícia que os “Panthers” estavam sendo banidos da indústria automobilística e que em breve estariam presenciando o lançamento de um novo carro, com nome iniciando em a letra “C”. Quando os jornalistas receberam a notícia que o nome seria “Camaro” perguntaram: “O que é um Camaro?”. A assessoria de imprensa da Chevrolet emitiu nota informando que “Camaro se tratava de um pequeno animal viciado em comer Mustangs”.
Em 29 de setembro de 1966, foi oficialmente colocado a venda, claramente para brigar com o Ford Mustang. Dividiu a plataforma e muitas peças com o Pontiac Firebird, também lançado em 1967.
O Camaro sofreu bastante na década de 1970, a subida do preço do petróleo fez o consumidor optar por veículos mais econômicos. Medidas antipoluição vieram por acabar com os grandes e saudosos motores V8 e em 1972 o fim da produção do SS. Em 1973 o surgimento do Camaro LT privilegiava o luxo e o conforto e menos à potência, dando lugar inclusive aos motores 6 cilindros em linha, menos potentes e mais econômicos.
O Camaro sofreu bastante na década de 1970, a subida do preço do petróleo fez o consumidor optar por veículos mais econômicos. Medidas antipoluição vieram por acabar com os grandes e saudosos motores V8 e em 1972 o fim da produção do SS. Em 1973 o surgimento do Camaro LT privilegiava o luxo e o conforto e menos à potência, dando lugar inclusive aos motores 6 cilindros em linha, menos potentes e mais econômicos.
A crise faz outra "vítima" em 74, terminando com o Z28. Em 11 de Maio de 1978, o Camaro de número 2 saiu da fábrica de Van Nuys, Califórnia. E no ano de 1982, entra em campo, uma nova versão do Camaro chamada IROC-Z (Internacional Racing of Champions) essa versão foi até 1990 encerrando sua produção, com as maiores modificações estéticas após 12 anos. Com seu design quase futurista é escolhido pela terceira vez como Pace Car oficial das 500 milhas de Indianápolis 500.
Quatro gerações foram produzidas até o final de sua produção, em 2002. O modelo que temos hoje, foi relançado em 2009, sendo uma releitura dos modelos lançado entre 1967 e 69, contando com um desenho agressivo e um toque futurista.CURIOSIDADES:
- Em 2007 o Camaro foi escalado para se transformar em robô no primeiro filme da franquia Transformers. O carro voltou para as telas em 2009 na continuação da franquia.
 - O Camaro recebeu a série "Transformers" 2010 com kit especial que custou US$995 a mais que a versão SS. Veio na cor amarela com faixas pretas personalizadas com o nome Transformers. A soleira metálica nas portas, também recebeu o nome do filme. A logo dos Autobots também veio nas laterais dos pára-lamas, cubo das rodas e no apoio de braço central.
 - Depois de 40 anos, a Chevrolet trouxe o Camaro oficialmente para o Brasil em 2010, dessa vez preparado para rodar em nossas ruas.
 - O Camaro também apareceu em vários games, como nas séries Test Drive, Need for Speed, Gran Turismo e Interstate '76 (Nessa recebendo o nome de "Courcheval Cavera" para evitar problemas de direitos autorais com a Chevrolet)
 - O Chevrolet Camaro também se fez presente no desenho animado dos anos 80 M.A.S.K, no qual é o carro do personagem Matt Trakker. No desenho o carro recebeu o codinome de Thunderhawk.
 
| 
   
DETALHES: 
 | 
 |
| 
   
Nome: 
 | 
  
   
Chevrolet Camaro 
 | 
 
| 
   
Construtor:  
 | 
  
   
Chevrolet, grupo General Motors 
 | 
 
| 
   
Produção: 
 | 
  
  1967 — 1969 1ª
  geração | 
 
| 
  1970 — 1981 2ª
  geração | 
 |
| 
  1982 — 1992 3ª
  geração | 
 |
| 
  1993 — 2002 4ª
  geração | 
 |
| 
  2009 — presente 5ª
  geração | 
 |
| 
   
Classe: 
 | 
  
   
Esportivo 
 | 
 
| 
   
Modelos relacionados: 
 | 
  
  Esportivo | 
 
| 
  Ford Mustang | 
 |
| 
  Pontiac GTO | 
 |
| 
  Dodge Challenger | 
 |
| 
  Plymouth Barracuda | 
 |
FICHA TÉCNICA:
| 
   
MOTORIZAÇÃO 
 | 
 |
| 
   
Injeção
  eletrônica de combustível 
 | 
  
   
S.F.I. 
 | 
 
| 
   
Numero
  de cilindros 
 | 
  
   
V8 
 | 
 
| 
   
Taxa
  de compressão 
 | 
  
   
10,87:1 
 | 
 
| 
   
Tipo 
 | 
  
   
Front
  Longitudinal a gasolina 
 | 
 
| 
   
Potência
  Máxima Líquida 
(ABNT
  NBR 5484/ISO 1585) 
 | 
  
   
406
  cv @ 5.900 rpm 
 | 
 
| 
   
Torque
  Máximo Líquido 
(ABNT
  NBR 5484/ISSO 1585) 
 | 
  
   
56,7
  kgfm @ 4.600 rpm 
 | 
 
| 
   
Válvulas,
  total 
 | 
  
   
16V
  - 2 válvulas por cilindro 
 | 
 
| 
   
Rotação
  máxima do motor 
 | 
  
   
6200
  rpm 
 | 
 
| 
   
TRANSMISSÃO 
 | 
 |
| 
   
Tipo 
 | 
  
   
Automática
  6 velocidades com Active Select (possibilita a troca manual de marchas no
  volante) 
 | 
 
| 
   
FREIOS 
 | 
 |
| 
   
Dianteiros 
 | 
  
   
A
  disco ventilado 
 | 
 
| 
   
Sistema 
 | 
  
   
Sistema
  de freios antibloqueante (ABS) Freios de alta performance com 4 pistoes nas 4
  rodas - BREMBO 
 | 
 
| 
   
Traseiros 
 | 
  
   
A
  disco ventilado 
 | 
 
Aos Fãs:
facebook.com/CamaroClubeBrasil
Fontes:
Wikipédia
Chevrolet
Blog Chaveiro Tech
Blog ContaGiros

Nenhum comentário:
Postar um comentário