quarta-feira, 29 de maio de 2013

PERSEVERANÇA #2

Camaradas, há algum tempo, fiz um artigo sobre a Perseverança (PERSEVERANÇA #1), de forma genérica. Hoje, vamos dar sequência aos posts sobre as características de um bom Líder: 

A Perseverança nas decisões, é uma característica chave na liderança, ela que nos coloca como bastiões de uma equipe. A figura de blindagem, segurança, total certeza de seus atos e que mantém suas posições até o último minuto. Claro, esta postura só é válida, quando analisada com muito critério, incluindo a possibilidade de ter tomado a decisão errada. Uma decisão equivocada, pode ser refreada numa análise prévia, pois quando se é um Líder, precisa convencer PRIMEIRO a si mesmo, para depois convencer a equipe, de que a decisão é o melhor para todos, e seguindo a mesma linha da Automotivação, não se pode convencer aos outros, se nós mesmos não estivermos convencidos que a decisão é a correta.



Ninguém é perfeito, e muitas vezes iremos SIM errar, a diferença é que mesmo que errados, miramos no acerto, e um Homem só erra tentando acertar, um homem que planeja e executa algo sabendo que é errado, não pode ter caráter, e com o tempo isso virá a tona.

Se nossos companheiros, estiverem seguros de que nossa decisão é a melhor, eles farão tudo para levá-la a cabo, cientes de que também serão beneficiados no fim. Um Homem só pode seguir algo em que acredita, e nós temos antes de tudo, que os fazer acreditar em nossos ideais.

Se vacilarmos, em qualquer momento, em nossas convicções, TODOS irão perceber, o que para nós é só uma gota de suor na testa, parecerá um rio de hipocrisia aos olhos de quem está sentado do outro lado da mesa, ouvindo nossas palavras e esperando delas um novo caminho.

O Homem que vacila em suas decisões, mostra que não está certo de si mesmo, ao passo que um líder eficaz decide depois de ter feito várias análises preliminares, mesmo a possibilidade de a decisão que está sendo tomada estar errada. Estando convictos de algo, estaremos dispostos a dar até a última gota de suor para chegar no fim do projeto, nossas atitudes seguirão por instinto o rumo de nossa decisão inicial, e teremos constante motivação para provar a certeza de nossas escolhas, bem como motivar e redirecionar todos a nossa volta.

Perseverar, é seguir o rumo mesmo que tudo esteja contra, é permanecer no caminho traçado, mesmo que chova, que o vento mude, que um membro desista, que pareça que tudo vai desmoronar, é persistir, é ser constante e acreditar até a última esperança por que... 


Só grandes DESAFIOS rendem grandes GLÓRIAS!

HABEMUS VIDEUM


João José Da Silva Xavier

Nenhum comentário:

Postar um comentário