Bom Senhores e Senhores,

Como me foi pedido por nosso confrade João José da Silva Xavier, vou dar razão a uma verborragia sobre “poupar dinheiro”.
O que tenho a dizer sobre poupar dinheiro, caros mancebos, é que você deve gastar menos do que ganha, ou mesmo, ganhar mais do que gasta. – Sério? Jura? Não diga!
Mas, por outro lado o que tenho a lhes dizer é que poupar dinheiro é a maior loucura que vocês vão fazer na breve vida de vocês. Não poupem. Gastem. Gastem tudo! Não tenham pena!
Sim, correto, estou louco. Ok. MAS... Existe algum objetivo em poupar dinheiro se não for para gastar com algo? Não, não existe. Nem se você estiver juntando dinheiro para uma emergência, existe um gasto objetivo em mente.

O que vocês devem fazer é poupar dinheiro, com um forte objetivo em mente, que não os façam desviar desse caminho; ou seja, como sempre em nossas vidas, uma meta.
Agora como, não há truques, é cortar gastos supérfluos, desnecessários ou com coisas que praticamente não usam; objetivando direcionar o dinheiro para coisas que façam sentido em sua vida.
De que adiante ter uma teve a cabo com 30 mil canais se você não vê teve? Ou se só assiste um ou dois filmes no fim de semana? Vá à locadora e gaste menos.
De que adianta pagar academia se você vai eventualmente? Se exercite em casa, corra na praça.
Pra que pagar um jogo on-line se você tem outros afazeres? Jogue um gratuito, não jogue nada.
Entendem o espírito da coisa?
Nada verdade, o correto a dizer do ponto de vista de um economista seria “gastar com sabedoria” e não “poupar dinheiro”.
Do ponto de vista de um contador, não existe dinheiro poupado ou dinheiro gasto, só existe a máxima “Quem não deve, não tem”. E provam isso através do sistema de partidas dobradas, nada que a empresa possua a deixa com mais dinheiro do que seus gastos... No final o resultado é sempre zero.
Mesmo os reis do passado. Suas fortunas só tinham por objetivo fundo de contenção em épocas de dificuldades e cobrir os gastos do reino.
Porém, sensação de riqueza é um assunto para um próximo post.
Abraço!
Por: Adriano Silva
![]() |
Administrador de Empresas, 27 Anos, Enrolado e um Grande Amigo. |
Nenhum comentário:
Postar um comentário